O surfista brasileiro Yuri Soledade foi um dos premiados do "XXL Awards", o "Oscar" das ondas grandes, em cerimônia realizada neste sábado, em Anaheim, nos Estados Unidos. O baiano ganhou o prêmio na categoria "maior onda". O feito foi conquistado em Jaws, no Havaí, onde ele reside atualmente.
- Não posso acreditar que isso está acontecendo. Há um ano, quebrei a perna em várias partes e me disseram que eu jamais surfaria novamente. Voltei em sete meses e quebrei minha costela. É um sentimento irreal, estou muito feliz em estar aqui, apto para aproveitar esse momento - disse Yuri, no discurso após ser premiado.
A surfista brasileira Andrea Moller, radicada nos Estados Unidos, também foi premiada, na categoria de melhor performance feminina. Outros brasileiros indicados para premiações, Pedro Calado e Pedro Scooby, não foram premiados.
O grande vencedor da noite foi o havaiano Shane Dorian, que ficou com os prêmios de melhor performance no geral e melhor onda de 2015. O italiano Niccolo Porcella foi agraciado na categoria melhor "Vaca", e o havaiano Aaron Gold, com a melhor onda em remada. O prêmio de melhor tubo ficou com a havaiana Keala Kennelly.
Confira todos os prêmios do XXL Big Wave Awards
Melhor tubo
Keala Kennelly (Havaí)
Melhor performance feminina
Andrea Moller (Brasil)
Melhor vaca
Niccolo Porcella (Itália)
Maior onda
Yuri Soledade (Brasil)
Melhor performance
Shane Dorian (Havaí)
Melhor remada
Aaron Gold (Havaí)
Melhor onda
Shane Dorian (Havaí)