Depois de comprar uma prancha nova trate-a como um imóvel seu de grande valor e extrema utilidade, existem cuidados básicos que são importantes levar em consideração para quebrar as ondas com ela por mais tempo. Confira:
DEIXAR A PRANCHA CURAR
Sempre certifique com o shaper ou lojista se a prancha está curada, ou seja, se a resina poliéster concluiu o processo de secagem. Caso contrário pergunte os dias que deverá esperar para entrar na água. Uma prancha bem curada pesará menos e ganhará resistência (durabilidade) sem perder flexibilidade.
Desde a saída da laminação, uma prancha demora em média de 20 a 30 dias para estar completamente curada (+ ou – dependendo dos fatores climáticos)
LAVAR COM ÁGUA DOCE APÓS O SURFE
Retire restos de areia e água salgada grudados da prancha que são abrasivos naturais da fibra. É importante a limpeza com água doce para a manutenção dos novos copinhos FCS II que utilizam molas, da mesma forma, isso permitirá retirar com mais facilidade quilhas com fixação Futures.
NÃO DEIXAR A PRANCHA EXPOSTA AO SOL
Os raios UV prejudicam a colocarão da prancha, acelerando o processo de amarelamento do bloco de PU. A SRS Surfboards utiliza resinas com filtros UV importados que mantem o branco da prancha por mais tempo, porém o tempo excessivo ao sol pode prejudicar em médio prazo o branco característico da nossa marca.
NÃO DEIXE A PRANCHA NO CARRO
Deixar sua prancha dentro do carro fechado em tempo de calor intenso pode ocasionar a regressão do bloco (afundamento). O poliuretano se retrotrai a partir de uma temperatura de 50 graus centigrados, então não esqueça da prancha no carro ou em galpões ou coberturas extremamente quentes.
Deixar a sua prancha no sol por um tempo excessivo pode acabar com ela mesmo que esteja na capa principalmente de cor escura que absorve mais ainda o calor. Se deixar no carro (com ou sem capa) por um certo tempo também vai acontecer. A alta temperatura provoca uma alteração química no bloco da prancha que vai “murchar” ou regredir como a maioria das pessoas chama. Depois deste acontecimento nada poderá ser feito, prejudicando sua performance e desvalorizando o seu equipamento que vai ficar comprometido para sempre. Abaixo de uma prancha antes e depois da regressão por conta do calor excessivo exposta ao Sol.
CONSERTE TRINCOS PARA PREVENIR INFILTRAÇÕES
É importante consertar sem demora os trincos que a prancha possa sofrer, seja por batidas, impacto contra as pedras ou descuidos do surfista. Podem acontecer infiltrações de água salgada no bloco de poliuretano que o deixara amarelo. Mande no conserto sem deixar passar muito tempo para que o estrago sempre seja o menor possível, sua prancha vai agradecer.
Por ultimo, evite colocar uma prancha em cima da outra, ou entre os bancos do carro sem proteção porque a parafina que fica no fundo da prancha pode alterar o desempenho na remada ou no momento de manobrar.
Por ultimo, evite colocar uma prancha em cima da outra, ou entre os bancos do carro sem proteção porque a parafina que fica no fundo da prancha pode alterar o desempenho na remada ou no momento de manobrar.
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