*

*
*


Enquanto isso, no cenário do Surf Brasileiro, a Bahia tá no comando geral! Bino Lopes coloca a Bahia no topo do Circuito Brasileiro depois de 23 anos da conquista de Jojó de Olivença. Parabéns Bino!!!







O baiano Bino Lopes, 28 anos, é o novo campeão brasileiro de surfe profissional. O título foi conquistado neste domingo, na praia dos Molhes, em Torres (RS), palco da última etapa d0 Brasileiro Pro 2015.


Com a façanha, Bino se torna o segundo baiano a levar a taça na história e quebra um tabu de 23 anos.

Até então, o único baiano na galeria de campeões da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) era Jojó de Olivença, vencedor do circuito nos anos de 1988 e 1992.

Nascido em Salvador e residente em Vilas do Atlântico, o atleta patrocinado pela Mahalo fez uma brilhante campanha na temporada.

Seu melhor resultado veio em setembro deste ano, quando venceu a etapa do Circuito na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

Em Torres, Bino chegou como terceiro colocado no ranking, atrás do paulista Hizunomê Bettero (1o) e do capixaba Krystian Kymerson (2o).

Além de fazer muito bem a sua parte, Bino viu seus concorrentes caírem cedo na prova.

Sua principal ameaça passou a ser o catarinense Willian Cardoso (7o), mas o baiano dependia apenas de si mesmo para erguer o caneco.

Bino começou o domingo vencendo o conterrâneo Yagê Araújo em duelo acirrado nas oitavas-de-final.

A missão seguinte era derrotar o paulista David do Carmo nas quartas, e o baiano não decepcionou.

Com o título, Bino deve ser convidado para a etapa brasileira do Championship Tour em 2016, que acontece de 10 a 21 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).

“Este ano foi um ano de superação para mim. Não comecei muito bem, mas fui me superando a cada etapa. Consegui vencer uma etapa do QS na França, uma etapa do Brasileiro na Joaquina. É uma honra conquistar o título de um circuito com tantos atletas de alto nível. É uma honra também o meu estado, para a minha família e para os meus amigos. Fico muito feliz e espero continuar evoluindo a cada dia para conseguir o meu objetivo, que é conseguir uma vaga na elite mundial. Agora é manter os pés no chão. A caminha é dura, mas vamos conseguir”, diz Bino.

Bino falou também sobre a bateria que marcou o título brasileiro. “David do Carmo é um excelente surfista, já foi campeão brasileiro e viaja comigo para disputar as etapas do QS. Eu sabia que ia ser ‘pedrada’, graças a Deus consegui pegar umas ondinhas e fiz um 7 nos últimos minutos para garantir a classificação e o título brasileiro”, finaliza o baiano.

O ano de 2015 foi marcante para o atleta. Além de faturar o título brasileiro, Bino fez uma boa campanha no Qualifying Series (QS), divisão de acesso do Circuito Mundial, terminando o ano em 53o, seu melhor resultado na carreira.

Desde que começou a disputar o QS, Bino tem mostrado uma boa evolução. Em 2011, terminou o ano em 154o lugar. Na temporada seguinte, foi 149o. Em 2013, já disputando mais etapas do circuito, foi o 116o, e em seguida subiu para 94o.

O atleta acumula duas vitórias na divisão de acesso do Mundial. Já venceu uma etapa em Jaguaribe (2011) e este ano subiu ao topo do pódio em Anglet, França.

Festa completa

A festa foi completa para a Bahia no Rio Grande do Sul neste domingo. Depois de Bino Lopes conquistar o titulo brasileiro, Marco Fernandez ficou com o título da etapa decisiva do circuito nacional e terminou o ano como vice-campeão do circuito.

Para vencer a batalha final contra o catarinense Willian Cardoso, Fernandez disparou na liderança com notas 6.67 e 8.83, deixando Willian precisando de uma combinação de duas notas para virar.

Até então, o catarinense tinha como melhor nota um 5.00, mas conseguiu reduzir bem a vantagem ao arrancar 7.83 dos juízes.

Mas a partir daí nada emocionante aconteceu e a vitória ficou mesmo com o atleta de Arembepe, litoral norte baiano, que embolsou R$ 20 mil pela brilhante campanha.

“Primeiramente queria agradecer a Deus, pois sem Ele esta vitória não teria existido. Vim para etapa sentindo algo diferente. Quando saí de casa já tinha alguma coisa dizendo que eu teria um grande resultado, e foi isso que aconteceu. Estava bem focado, virei a primeira bateria nos minutos finais e foi acontecendo. Teve bateria em que a galera não conseguia pegar onda e eu achava onda. Essas coisas não acontecem por acaso. Na final eu abri bem a bateria, consegui logo duas ondas boas. Sou muito amigo de Willian, ficamos conversando na água sobre as notas”, disse Fernandez.

“Estou muito feliz e é uma vitória que dedico a todos aqueles que acreditam em mim, especialmente à minha família, à minha equipe de treinamento - Rafael, Adson, Luan, Isis, Munir; e em especial a uma pessoa com quem estou trabalhando há 7 anos e até me emociono em falar porque nunca deixou de acreditar em mim, sempre me deu a maior força, pagou muitas coisas para mim este ano, um ano bem complicado. Mas como Deus é bom, Ele colocou essa pessoa em meu caminho. Felipe Freitas, você é como um pai para mim, muito obrigado!”, continou o campeão.

Sem um patrocinador principal, Fernandez falou também sobre excelente premiação de R$ 20 mil recebida em Torres. “Tive um ano muito difícil, corri o Circuito Mundial inteiro e não tive grandes resultados, mas consegui me manter para os Primes no ano que vem. É uma premiação boa para pagar as contas e começar o próximo ano com o pé direito e poder buscar o meu objetivo principal, que é conseguir uma vaga na elite mundial”, finalizou Marco Fernandez.

Resultado

1 Marco Fernandez (BA)
2 Willian Cardoso (SC)
3 Robson Santos (SP)
3 Bino Lopes (BA)
5 David do Carmo (SP)
5 Charlie Brown (CE)
5 Raoni Monteiro (RJ)
5 Gustavo Ramos (SC)
9 Yagê Araújo (BA)
9 Franklin Serpa (BA)
9 Bruno Galini (BA)

Ranking final do Brasileiro 2015

1 Bino Lopes (BA) 19940
2 Marco Fernandez (BA) 18920
3 Willian Cardoso (SC) 18340
4 Krystian Kimerson (ES) 17900
5 Flavio Nakagima (SP) 16640
6 Hizunomê Bettero (SP) 16320
7 Charlie Brown (CE) 16100
8 Jihad Kohdr (PR) 15120
9 Thiago Guimarães (SP) 14840
10 Leonardo Neves (RJ) 14200


Fonte: Site SurfBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário