*

*
*


Fique por dentro do surf!


O que é o Surf ?
O mais praticado de todos os esportes radicais, a total interação com o mar, o contato com as ondas, a arte de domar a natureza. Esse é o surf, um esporte praticado pelos Reis, que conquistou milhares de adeptos por todo o mundo, criando uma legião de fiéis e apaixonados seguidores.

Para iniciar no esporte é necessário apenas uma prancha e muita coragem, para desafiar as ondas. Quem experimenta domar os tubos nunca mais quer parar. O surf, hoje, deixou de ser apenas um esporte, e é uma filosofia de vida. Exerce uma grande influência na moda, na música, no cinema, enfim, o surf está em todos os lugares. O praticante do esporte possui um estilo próprio e pode facilmente ser identificado em qualquer lugar.

Os negócios do esporte atingem uma grande fatia do mercado e por todo o país já existem lojas especializadas que oferecem uma grande variedade de produtos, com todas as novidades do mundo do surf. Se você curte adrenalina, está no caminho certo. O surf chegou para mudar a sua vida.


Atletas de Surf
O maior surfista de todos os tempos é, sem dúvidas, o americano Kelly Slater. 11(ONZE) vezes campeão mundial, ele inovou a maneira de praticar o esporte e até hoje é o maior ídolo tanto dos profissionais quanto dos iniciantes. Não existe no mundo um surfista que não saiba quem é Kelly Slater.

Ainda hoje o atleta é o maior destaque do esporte e atrai além de um grande público, toda a atenção da mídia. Seu estilo único e suas manobras criativas mudaram o rumo do surf. Depois de Kelly Slater o surf nunca mais foi o mesmo.

O Brasil também tornou conhecidos mundialmente grandes surfistas, que hoje disputam de igual para igual com os gringos. O histórico e recordista de títulos dentro do esporte é o santista Picuruta Salazar, que conta com mais de 100 títulos em toda a sua carreira.
Da nova geração muitos atletas já são consagrados e disputam juntamente com a elite do surf mundial o título de melhor do mundo. Adriano Mineirinho, Miguel Pupo, Filipe Toledo, Raoni Monteiro e Gabriel Medina que disputam o WCT, são alguns dos principais nomes do surf Brasileiro no momento.


Como são as competições de Surf
As competições do surf são disputadas na forma de eliminatórias. Entram quatro atletas no mar e o melhor se classifica para a próxima bateria. Quem não foi o vencedor poderá disputar a repescagem. Dessa maneira os quatro melhores surfistas disputam a final e aquele que tirar as melhores notas é o campeão

Dicas e curiosidade sobre Surf
O surf é conhecido como o esporte nobre dos ''RÊIS''. Isso porque na Polinésia, somente os reis podiam pegar as ondas em pé. Aos súditos restava praticar o surf deitado, uma espécie de bodyboard. Talvez tenha começado aí toda a rivalidade entre os dois esportes. Cuide bem de sua prancha. Ela é sua maior aliada e se não for tratada bem poderá se deteriorar mais rapidamente.

O melhor mar é o da manhã. Se você quer pegar um mar lisinho e sem muito crowd, o mais indicado é que vá surfar bem cedo. É o melhor horário para a prática do surf. Não tenha vergonha de procurar uma escola de surf. Além de ter todas as noções básicas você evoluirá muito mais rápido. Ninguém nasce sabendo.



Equipamentos de Surf
A prancha é o elo entre o surfista e o mar. Uma boa prancha é essencial para quem quer ter um bom desempenho. Ela tem que estar adaptada ao tamanho e as características físicas do atleta. O desenvolvimento do material utilizado nas pranchas foi tão grande, que as velhas (de madeira), foram substituídas por modernas placas de poliuretano.

Além das conhecidas pranchinhas, mais velozes e utilizada pelos principais surfistas, existem as Fun e Long Boards. A Fun Board é uma intermediária entre a pranchinha e o Long. Já as Long Boards são as mais clássicas e trazem consigo o peso e a responsabilidade de toda a história do surf. Para completar a lista de materiais necessários para a prática do surf, tem o lash, a parafina e o neoprene.

O leash é a famosa cordinha. Ela é geralmente amarrada junto ao calcanhar e prende o atleta a prancha. Verifique sempre se o lash está bem preso, pois caso se solte você terá muito trabalho para pegar a prancha novamente.

A parafina que é feita do mesmo material da vela é passada na prancha e tem como objetivo segurar os pés do surfista durante a onda. Não exagere na hora da parafina e sempre lembre de utilizar o raspador.

O neoprene é a roupa de borracha utilizada principalmente no inverno ou em mares frios. Se você quer surfar por mais tempo então não esqueça do neoprene. Apesar de prender um pouco o movimento do atleta ele é essencial nas épocas mais frias do ano.


História do Surf
Os primeiros relatos do surf dizem que ele foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahito. Mas oficialmente o primeiro fato concreto que revelou a existência do esporte foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havaí e viu os primeiros surfistas em ação.

Na época, o navegador gostou do esporte por se tratar de uma forma de relaxamento, mas a Igreja Protestante desestimulou por mais de 100 anos a prática do surf. O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surf moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do esporte no mundo. Com isso o arquipélago e o esporte passaram a serem reconhecidos internacionalmente.

Após a vitória nas Olimpíadas, Duke introduziu o esporte nos Estados Unidos e na Austrália com grande sucesso.

O sucesso do esporte foi tão grande que hoje em dia é um dos mais praticados em todo o mundo. Os filmes do cinema e os comerciais de Tv foram fundamentais para a exposição do surf. Atualmente ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) é quem regulamenta e traça as diretrizes do esporte. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o WCT (World Championship Tour) e daí sagra-se o campeão mundial.


Manobras de Surf
Rasgada: O surfista joga a rabeta da prancha para frente e vira o corpo para onda. Aerio: Quando o surfista decola sobre a onda e retorna com perfeição. Cavada: O surfista vai até embaixo da onda e sobe para realizar uma manobra. Tubo: O surfista fica dentro da onda, no meio do tudo. A principal manobra do esporte. 360º: Manobra em que o surfista dá uma volta completa com a prancha na onda. Cut Back: O surfista adianta na onda e volta para dar a manobra na parte crítica. Floater: Manobra em que o surfista sobre a crista da onda.

Onde praticar o Surf
O Brasil oferece boas condições para os surfistas. Devido a grande extensão de nosso litoral é possível escolher todos os tipos de ondas no país. Quando rolam ondas o melhor pico é, sem dúvida, o arquipélago de Fernando de Noronha. Conhecido como o Havaí brasileiro, o pico atrai turistas de todo o mundo. A combinação de belas paisagens e ondas perfeitas faz de Noronha o sonho de qualquer surfista. Não posso deixar de mencionar outro pico muito bom também, Itacaré aqui na minha terra, sul da Bahia, conhecido também como o Havaí baiano bastante procurado pela galera de todo o Brasil e agora do mundo. Veja mais sobre Itacaré em postagem mais adiante.

A escolha do local depende do nível do atleta. "É claro que todos querem pegar as melhores e maiores ondas, mas muitas vezes elas podem trazer muitos perigos. Portanto comece pelas mais simples no inicio".

O Havaí é o pico mais conhecido do mundo. Devido a toda a tradição do esporte no aquipélago, ele se consagrou como a capital mundial do surf. A praia mais famosa é a de Pipeline. Com ondas perfeitas e muito perigosas, é desafiada somente pelos melhores e mais experientes surfistas.

Já a Indonésia, com sua imensa quantidade de praias desertas com ondas perfeitas é o novo point do surf. As Ilhas isoladas oferecem todos os tipos de ondas, de acordo com o gosto do atleta. Outros picos muito conhecidos são: México, África do Sul, Austrália, Costa Rica, Estados unidos. Opções são o que não faltam, portanto pegue sua prancha e vá surfar.


Quem pode praticar o Surf
O surf pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade, mas é preciso alguns cuidados para evitar qualquer acidente. O mais importante é estar com um professor habilitado. "Existem muitas escolinhas por aí, muitas de qualidade duvidosa. Em caso de dúvida pergunte aos alunos, eles sabem se a escola é boa ou não".

Antes de sair se arriscando nas ondas tire suas dúvidas com algum surfista mais experiente ou procure alguma escola do esporte. Já existem muitas escolinhas do tipo espalhadas pela maioria das praias do País. Para as crianças é essencial que estejam acompanhadas, pois os perigos são maiores.

Outro ponto importante é sempre respeitar os limites. Nunca tente fazer mais do que consegue. Se arriscar em vão poderá trazer sérios problemas
É isso ai fique por dentro e saiba mais...


O símbolo da mão, marca registrada da Hang Loose, originou-se no Hawaii, no tempo em que os reis eram escolhidos com base na sua coragem de surfar ondas gigantescas. Daí ser conhecido como o esporte dos reis.
Conta a lenda que um desses reis, que havia perdido os três dedos do meio da mão direita em uma batalha, ao acenar para seu povo, durante a cerimônia de coroação, foi saudado de volta pelos seus súditos, que imitaram seu gesto.
O gesto, que se propagou através das gerações e permanece até hoje, foi adotado tanto pelos nativos das ilhas havaianas, quanto por surfistas do mundo inteiro, como a forma ‘oficial’ de se cumprimentarem e transmitirem, ao mesmo tempo, boas vibrações, tranqüilidade e alegria uns aos outros.
Este é o estilo da Hang Loose.

Significa, ao pé da letra, que está: calmo, feliz ou têm o controle de uma determinada situação. O hang loose é a expressão símbolo, código predominante, senha de entrada no mundo dos surfistas. Então, finalmente, em "surfistês", hang loose pode até não dizer nada ou pode simplesmente ser equivalente a um singelo "oi cara". Simples, sintético, direto e despretensioso. Sem as entrelinhas de grandes pensamentos, a filosofia dessa tribo de jovens (e alguns não tão jovens assim) se guia no princípio da peregrinação:pelas melhores manobras em cima da prancha, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário