*

*
*


Localismo existe e é coisa séria no Hawaii, não é coisa de filme não, que o diga os que já apanharam por lá... No Hawaii rola muita porrada e muito localismo como em nenhum outro lugar no mundo!


O conceituado jornal americano “The New York Times” publicou uma matéria sobre o “lado negro do surf no North Shore” depois de ter falado com alguns surfistas locais dos grupos Wolfpak e Da Hui. Eles são conhecidos como Wolfpak ou simplesmente “the boys”. Eles usam o medo e os seus punhos para impor respeito no surf ao longo do North Shore de Oahu, o espaço onde se encontram algumas das mais cobiçadas ondas do mundo. No reef de Banzai Pipeline eles determinam que ondas devem ir para quem e castigam aqueles que quebram o seu código de respeito pelos locais e pelas ondas. Os membros do Wolfpak tem tentado acalentar a sua imagem com trabalhos de caridade, mas eles aprenderam que uma reputação ganha à força dificilmente é afastada.Pipeline é “como qualquer local de surf” disse Randy Rarick, diretor executivo da Vans Triple Crown of Surfing, na qual se inclui o Pipeline Masters.“Há locais, e há locais que forçam as leis não escritas”, acrescentou Randy. “E às vezes isso gera violência, uma espécie de ditadura de figuras suspeitas.

É mais ou menos como o controle da máfia no surf.”“A intimidação foi e é uma grande parte da experiência do North Shore”, disse Shaun Tomson, o campeão do mundo em 1977 e produtor do documentário “Bustin’ Down the Door” lançado recentemente em DVD. “É assim que é. Se vai lá como surfista sabendo que isto é parte da experiência.”Alguns membros filiados no Wolfpak vêm da ilha vizinha, Kauai, incluindo surfistas profissionais como o três vezes campeão do mundo Andy Irons, 30 anos, e o seu irmão Bruce, 29 anos. O membro mais conhecido é o líder, Kala Alexander, um surfista profissional com tatuagens que tem escrito “Wolfpak” nas articulações dos dedos das mãos. Em 2007 Alexander foi estrela no “The 808”, um reality show televisivo sobre o North Shore, e apareceu nos filmes “Blue Crush” e “Forgetting Sarah Marshall”. Mas também se tornou famoso por vídeos colocados no Youtube onde é possível ver ele em ação batendo em surfistas na areia há alguns anos atrás.“O código é respeitar as outras pessoas”, disse o Alexander com 39 anos, “As pessoas vêem para aqui e não respeitam as outras pessoas. Se fizer isto com certeza vai ter problemas.”

Em Novembro passado as publicações australianas reportaram que o atleta do WCT, Chris Ward da Califórnia, teria rabeado um surfista local enquanto surfava em Pipeline. Como consequencia Ward foi expulso da praia enquanto membros do Wofpak lhe distribuíram socos na cara e na cabeça. “Isto tem acontecido há quatro décadas”, diz Peter Townend, que em 1976 ganhou o primeiro campeonato do mundo de surf no North Shore. Peter conta que em 1978 foi esmurrado em Off the Wall e que nesse ano pediu que a polícia o acompanhasse enquanto ele ia competir no Pipeline Masters devido às ameaças que tinha recebido.

Recorde-se que durante o Pipeline Masters de 2007 o havaiano Sunny Garcia perseguiu o seu oponente brasileiro Neco Padaratz após disputas durante a bateria, sendo que Padaratz acabou sendo acompanhado pela polícia até abandonar o local de competição. Nesta episodio o Lutador de vale tudo Ricardo Arona que é muito considerado na Ilhas comprou a briga de Neco, e ai os locais e Sunny Garcia pegaram leve. Estes incidentes originam debates sobre localismo, uma espécie de territorialismo existente no surf há décadas, mas que é especialmente conhecido e agressivo no North Shore para onde vai a grande maioria dos surfistas profissionais durante todos os invernos devido à qualidade das ondas neste local durante este período de tempo. À medida que o surf vai se tornando mais popular, alguns dizem que o receio de represálias violentas garante a ordem e a segurança em locais super crowdeados como em pipeline.





Resumindo temos uma opinião: Esse cara ai mereceu apanhar, porque invadiu uma competição em pipeline, isso não pode, até quem é leigo no surf sabe disso! Mas aqui pra nós vendo o magrelo tomando porradas de um Havaiano que luta jiu jitso concluímos que tem Havaianos que são covardes, veja só, o cara já tinha levado pau lá dentro do mar e uma advertência do fiscal que tava no jet ski e fora levou mais porrada ainda, cadê a equipe de segurança da organização da competição nessa hora??? Se fosse no Brasil ia dar muito o que falar na mídia internacional!

2 comentários:

  1. Anônimo24/5/13

    tem que fazer iqual o ryan chegou la e arrebentou dois local com uma so cotevelada , localismo e covardia ninquem vem so... tem chama pra praia e mete bala....

    ResponderExcluir
  2. Anônimo29/1/15

    O mar não tem dono, é para todos curtirem embora estejá acontecendo algun evento, aquelas agressões não justificam. Se toda praia tiver dono como ficaria com tanto crowd que temos no BRASIL !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir