*

*
*


EDDIE AIKAU- UMA LENDA DO SURF HAVAIANO




Para quem gosta de Surf, é imprescindível conhecer a história de Eddie Aikau, o havaiano conhecido por domar ondas monstruosas e considerado um dos maiores big riders (surfistas de ondas grandes) de todos os tempos.

Eddie nasceu em 4 de maio de 1946, em Maui. E, na década de 60 já havia desafiado e conquistado a famosa Waimea, pico de ondas imensas que estava sendo descoberta pelos surfistas. Logo Waimea seria considerado o quintal de sua casa e por sua audácia se tornaria o primeiro salva-vidas do North Shore.

Muitos surfistas disseram durante anos que Eddie tinha sabedoria para encarar mares gigantes como nenhum outro e conhecia o oceano como um verdadeiro surfista de alma.

Tragicamente Eddie perdeu sua vida em 1978, com 31 anos de idade, durante a recreação da Viagem Polinésia, entre o Havaí e o Taiti. Em um imenso mar, a canoa Hokule’a ficou à deriva e Eddie saiu remando em cima de sua prancha na tentativa de buscar ajuda aos tripulantes. Infelizmente, ele nunca mais foi visto, mas seu legado ainda vivem e é celebrado anualmente durante este evento. Indiscutivelmente esta é a historia mais famosa do surf.

Um campeonato foi criado em 1985 para homenagear Eddie Aikau, intitulado “Quiksilver em memória de Eddie Aikau”. O Quiksilver em Memória de Eddie Aikau é realizado em homenagem ao primeiro salva-vidas oficial da Baía de Waimea e surfista de ondas grandes mais famoso do Havaí. Humilde, Aikau deu início ao surf de ondas grandes na Baía de Waimea nos ano s 60 e 70. Um “waterman” nato, Eddie salvou inúmeras vidas sendo guarda-vidas da Baía de Waimea. Ele também viajou o mundo sendo um dos primeiros surfistas profissionais do Tour nos anos 70 e já foi ranqueado entre os top 16.

Durante suas viagens pelo mundo, Eddie ajudou inúmeras pessoas voluntariamente divulgando sua mensagem do “Aloha” havaiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário