*

*
*


Roupa inflável salva surfistas de possíveis afogamentos. Desenvolvida por uma parceria entre a Billabong e a Mustang Survival, novidade infla trazendo pessoas de volta à superfície.

Shane Dorian e o colete revolucionário

Por Redação Waves em 04/06/11 00:02 GMT-03:00 Fonte:www.waves.com.br

Shane Dorian, Jaws, Maui, Hawaii. Foto: Erik Aeder / Billabong.

Depois de quase se afogar em 2010, o big rider Shane Dorian refletiu se seria capaz de enfrentar ondas de 16 metros novamente.

Agora, com a criação de um novo produto, Dorian ganha mais confiança para domar as maiores ondulações do planeta.

Em conjunto com a Billabong Wetsuits e a Mustang Survival Corporation, o havaiano desenvolveu a primeira roupa de borracha com uma bexiga de ar inflável.Com um rápido puxão em uma corda, a roupa
imediatamente suspende o surfista do fundo à superfície.






O processo revolucionário foi batizado de "Billabong V1". A letra V indica ascensão vertical, enquanto o número 1 sugere a altitude positiva, ou 1 pé acima do nível do mar.

"O design da roupa é muito simples, na verdade", diz Hubbard. "Nós

Dorian, revelado em Kona, Hawaii, é considerado um dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo e remou em ondas incríveis nos últimos 18 meses.

Em fevereiro de 2010, ele levou uma vaca que ficou marcada em sua vida. O ex-top da elite mundial, atualmente com 38 anos, sofreu em sua primeira session no pico de Maverick's, Sul da Califórnia (EUA).

"Eu dropei a onda errada e levei uma vaca horrível", diz Dorian, pai de dois filhos.

"Foi terrível, ainda levei duas ondas na cabeça e quase me afoguei. Depois disso, tive uma ideia de incorporar uma bexiga de ar, algo como os coletes de avião. Você puxa a presilha e ele infla imediatamente com um cartucho de gás carbônico", conta Dorian.

O atleta enviou um e-mail a Hub Hubbard, gerente de produto da Billabong norte-americana, descrevendo a ideia.

Depois de pesquisar, Hubbard rapidamente levou o assunto à Mustang Survival Corporation, conhecida fabricamente de roupas secas, sistemas de flutuação e outros equipamentos de salvamento marítimo.

Embora a maioria dos produtos do Mustang seja projetada para uso na superfície, eles tiveram experiência na criação de bexigas pesadas ??de poliuretano para o exército dos Estados Unidos e fabricado um novo sistema de bexigas para a Billabong

adicionamos um grande bolso com zíper na parte de trás do colete para abrigar a bexiga, que está ligada a um compressor de ar e cartucho de gás carbônico encaixados entre os ombros", continua o gerente de produto da Billabong.

"Uma corda que passa por cima do ombro é puxada em direção à parte superior do tórax. Apenas puxe como um paraquedas e suba", explica Hubbard.

A primeira vez que Dorian usou o colete foi em Cortes Bank, bancada situada a 160 quilômetros da costa, no Sul da Califórnia.

"As ondas estavam muito grandes e eu remava em uma da série, levava uma vaca pesada e era jogado para o fundo. Pensei que seria o momento certo para testar o equipamento. Puxei o cordão e passei do pânico a uma situação totalmente relaxada. Eu não nadava; apenas deixava o colete me trazer de volta à superfície".

A demonstração mais pública do colete Billabong V1 ocorreu em 15 de março deste ano, quando Dorian e um pequeno grupo de surfistas de ondas grandes ondas pegaram um swell monstruoso em Jaws, na ilha de Maui, Hawaii.

Ele pegou uma onda incrível com mais de 17 metros naquele dia, ganhando o Monster Paddle e a categoria Monster Tube do Billabong XXL 2011 Global Big Wave Awards.

Quando Dorian botou pra dentro do maior tubo de todos os tempos e não conseguiu sair, ele foi esmagado pela onda e levado para o fundo, onde implantou o mecanismo de inflação Billabong V1.  

O havaiano rapidamente voltou à superfície e subiu novamente em sua prancha, remando para o canal com uma corcunda visível em suas costas.

"Em primeiro lugar, projetamos essa coisa para ajudar a salvar vidas", diz Dorian. "Eu tive três ou quatro amigos próximos que morreram afogados surfando em ondas grandes. Agora, estou animado para dar a todos os meus amigos que são os melhores surfistas de ondas grandes do mundo", revela o havaiano.

"Temos um grupo de caras que eu realmente estou perto e todo mundo quer estar lá fora, todo mundo quer pegar ondas enormes e puxar o limite, mas eu quero todos os meus amigos para estar mais seguro. Eu quero que todos eles venham para a minha casa com suas famílias todas as noites e estou animado com este novo avanço", conclui o atleta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário