*

*
*


MINHAS HISTORIAS HARDCORE: Surfistas x Play Boys (digo x Pregueteiros)


Esse episodio retrata bem o quanto é bom ser camaradeiro, comprovadamente algo extremamente natural para o surfista pelo seu próprio estilo natural e despojado de ser.!

Eu acredito piamente que um verdadeiro surfista de alma não nasce da noite para o dia, minha experiencia própria desde quando iniciei a surfar confirma isso, o surfista que é surfista mesmo não vive só de momentos bons, obrigatoriamente tem que passar também pelo seu batismo de fogo, são os chamados perrengues ou roubadas, exemplos: acordar cedo seja no verão ou inverno, (outono ou primavera) pra pegar um buzú lotado principalmente de estudantes em dias de semana e de moradores das roças que vão a feira nos fins de semanas, uma verdadeira aventura carregar mochila nas costas e a prancha debaixo do braço para muitas vezes chegar na praia dar de cara com um mar mexido, um vento forte daqueles que só faltava arrancar o pé de coqueiro, água fria, digo, gelada mesmo e ainda assim encarar o mar com alto astral do mesmo jeito como se tivesse bombando altas ondas, isso para não dar o braço a torcer e dar viajem perdida, e digo mais, eu me formei surfista em uma epoca que ser surfista era sinônimo preconceito certo, taxado de vagabundo, desocupado por parte da sociedade e mesmo assim enfrentávamos tudo para vencer a aquelas barreiras. 


Só pra você ter ideia saca só essa... Me lembro que no inicio dos anos 90, o ano era 1992 época da politica um candidato a prefeito prometeu trazer a praia de Ilhéus para Itabuna!!! BROTHER!!! Eu confesso que fiquei encafifado com isso, trazer a praia de Ilhéus para Itabuna??? Como??? Ilhéus fica a 30 km daqui, mais, mais como será possível isso???!!! Infelizmente ficamos sem saber de fato como ele iria fazer essa proeza, o candidato a prefeito José Oduque não conseguiu se eleger. 


Resultado, isso caiu na graça do povo da minha cidade como a maior piada de politico de todos os tempos! Mas, particularmente eu tenho uma opinião: das duas uma, ou esse sujeito tinha intenções e planos de comprar um pedaço de praia da vizinha cidade de Ilhéus (como fez o Brasil que comprou o estado do Acre da Bolívia) ou ele era um grande visionário, porque simplesmente ele poderia estar se referindo em implantar aqui na cidade a primeira piscina de ondas artificiais da Bahia, ou do Nordeste, ou talvez do Brasil ou ainda da America do sul!!! 

Ninguém parou pra pensar nisso, eu até entendo, também naquela época era meio difícil de crer em tal coisa, mas sim era possível porque desde os inícios dos anos 80 nós já sabíamos através das revistas especializadas de surf que existia nos Estados Unidos a tecnologia que fabricava piscinas de ondas artificiais surfáveis, foi uma pena que o velhinho não conseguiu ser o prefeito, paguei com o meu voto nele para ver isso, mas não deu!!! Dai entenda o preconceito e a chacota, sempre onde eu passava com a prancha debaixo do braço pela cidade para ir a praia os engraçadinhos gritavam, '' lá vai o surfista da praia de Oduque'', os mais caras de pau's perguntavam assim na cara dura, ''ei você tá indo pra praia de Oduque é???'' kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!! Que onda viu!!!

Mas voltando ao assunto, torno a dizer, quando se é surfista de verdade o reconhecimento e o respeito veem de forma natural e não por certa imposição ou forçadamente, é dai que surgem sentimento, isso pode causar descontentamento em outros, que não tem o surf na veia de verdade, por exemplo: na minha cidade existem os verdadeiros surfistas e os genéricos! Esse ultimo na verdade eram ou ainda são alguns ''Playboys'' que não tinham nada haver com o surf tiram onda de surfista amarram suas pranchas no rack do carro e vão para a praia, mas na hora do vamo vê era só onda mesmo que eles queriam tirar com a cara das ondas, as vezes ficam o dia todo na barraca de praia tomando cerveja e as pranchas lá amarradas em cima do carro o dia todo, coitadas!!! Boas de estarem em outras mãos lapidando novos talentos, mas não infelizmente... Na realidade muitos desses caras são filhinhos de papai que buscam uma identidade em alguma tribo, mas escolheram a tribo errada pra tirar onda!

Certa feita estava com a minha galera, galera dos verdadeiros surfista, em uma festa, e na mesma festa estavam os pregueteiros, entre eles havia um que era desafeto direto de um dos nossos , não me lembro ao certo, mas se não me engano a rixa entre os dois foi devido a alguma coisa relacionada a mulher, coisas do tipo amor colegial digamos assim, onde nosso brother estudava no mesmo colégio desse pregueteiro e lá o nosso brow como se dizia na epoca tava ''mordendo'' uma gatinha que o tal gostava, dai acabou que aconteceu o inevitavel e o pau comeu!!! A briga rolou e deu trabalho para desapartar.! Desse dia em diante onde os surfistas de Itabuna e os pregueteiros se batiam o tempo fechava, era porrada pra todo lado! Particularmente eu era da turma do deixa disso, mas se mexeu com um mexeu com todos e no final era sempre assim de 1 a 10 a zero pra nós agente levava a melhor porque eramos bons de briga! Passou-se um tempo não houve mais brigas e achamos que tava tudo em paz... Foi quando certo dia, me lembro como se fosse ''ontiontem'' num domingo a noite depois que chegamos da praia amarradões após uma sessão de altas ondas, fomos relaxar encerando o fim de semana tomando umas geladas, (nessa época eu ainda tomava uns querosene) no posto de gasolina no centro da cidade, aconteceu que em dado momento um dos pregueteiros passou de carro e nos viu totalmente rilex e naturalmente deve ter pensado é agora!!!!

Estávamos ao todo em numero de 6 curtindo um reggae e não demorou muito pra virem jogarem água no nosso chope quando de repente mais de seis carros lotados de gente cercaram literalmente o posto de gazolina, os carros tomaram posições de forma que mesmo se quisecimos escapar ou correr não tinha como, parecia coisa de cinema! Os frentistas ficaram sem entender nada e nós logo logo identificamos que se tratava de uma revanche a treição, alguns dele vieram em nossa direção e deram logo o recado, agora você vão ver o que é bom para tosse, tá chegando ai uns amigos nosso pra dar uma liçãozinha em vocês.

Mediante aquela situação de desvantagem nessa hora chegamos a pensar e falar quase que simultaneamente, agora agente se ferrou legal!!! Até o álcool que agente ingeriu evaporou na hora pelos poros! Mas numa rápida articulação nós vimos que havia uma saída para aquela situação critica, as armas estavam bem na nossa frente, as próprias garrafas de cervejas, era só quebrar e partir para cima deles, ou são eles ou somos nós. Enquanto aguardávamos a chegada dos porradeiros o que não demorou muito, começamos a analisar a situação, como ia ser, olha foi tudo muito rapido, realmente parecia coisa de filme americano!!!

Mas agora é que vem a melhor parte! Chegou o momento do acerto de contas, eis que surge um carro preto com os vidros fumê, estaciona um pouco distante e sai de dentro quatro caras enormes um maior que o outro, caras fechadas, músculos a mostra, gorros na cabeça e armados com taco de basebol na mão vindos em nossa direção... Naquele momento houve um breve silencio e alguém do nosso lado gritou e deu risada em voz alta ''QUALÉ PAULINHO'', AHAHAHAHAHAHAH!!! O Paulinho se aproximou olhou bem para nós e respondeu qualé rapaziada?!!!! São vocês que estão ai é?!!!! Ele perguntou o que é que tava rolando ali, nós é claro demos a nossa versão dos fatos e dissemos não é nada de mais não, são esses carinhas ai que mexeram com a galera errada! Enquanto isso o bando de pregueteiros ficaram sem entender nada! Depois do papo cabeça com o Paulinho, ele se despediu e falou bem alto, galera deixa disso não vale a pena brigar por besteira, vamos embora ninguém vai brigar aqui não, um a um foram entrando nos seus carrinhos e tomando rumo ignorado foram simbora! AHAHAHAHAHAHA, agente riu muito depois disso tudo!!!

Moral da historia:
Esse Paulinho era considerado um dos caras mais porradeiro da cidade, casca grossa mesmo. A familia dele tinha casa de praia no mesmo condomínio onde alguns dos meus Brothers também tinham casa de praia, ele não era surfista porem admirava o esporte e sempre tava no meio da galera do surf fazendo aquela social e batendo um bom papo, hoje esse mesmo cara continua sendo nosso camarada e por coincidência mora no mesmo bairro que eu moro, eu sempre o vejo na ativa, malhando!!! Também por coincidência outro que estava com ele naquele dia também mora nas proximidades, hoje esse outro é delegado na cidade, um dos mais atuantes, uma coisa porem é certa, este continua com a mesma cara de sempre, de poucos amigos!
Enfim, posso dizer que ser surfista camaradeiro nos ajudou naquele dia, livrando-nos de tomar uma surra daquelas!!! É como diz aquele ditado popular, quem é camaradeiro ou tem amigos na praça tem tudo, salve a camaradagem, yeahhhhhh!!!


Autor: Marcos Tchek

Nenhum comentário:

Postar um comentário